Matinta lança seu novo single “Wormwood” uma versão da musica do Tristania

Flávio Benelli

Formado em Direito pela Puc-Campinas, pós-graduado em Jornalismo. Criador e administrador do perfil @lets.gorock no Instagram. Sempre fui apaixonado pelo Rock. Escrever sobre música é minha forma de compartilhar a energia e a emoção que o rock me proporciona, enquanto mergulho nas histórias fascinantes por trás das músicas e dos artistas que moldaram esse universo. Junte-se a mim nessa jornada onde cada riff é uma história e cada batida é uma experiência inesquecível.

Matinta é um projeto artístico musical que lança um olhar inovador sobre a cultura brasileira ao adaptar o conceito acadêmico do “Gótico Tropical”, que desvenda os aspectos góticos presentes na cultura literária e cinematográfica da América Latina e do Brasil, para a música.

Idealizado pela cantora Amanda Muniz, o projeto, é um mergulho profundo nas raízes do darkwave neoclássico, ao mesmo tempo em que incorpora a riqueza da música e dos instrumentos brasileiros. Sua abordagem abrange dois pilares fundamentais:

Releituras de Músicas Brasileiras no Darkwave Neoclássico

O projeto reinventa canções brasileiras de diversos gêneros, proporcionando uma abordagem inovadora ao darkwave neoclássico. A fusão de elementos regionais com o gótico contemporâneo resulta em um som que é ao mesmo tempo envolvente e misterioso;

Sinfonia Sombria à Brasileira

Além das releituras de músicas brasileiras, Matinta acrescenta um toque especial à música do Darkwave e do Gothic/Doom Metal ao fazer versões destes gêneros utilizando instrumentos tradicionais brasileiros, como a viola caipira.
Wormwood, o primeiro single do projeto lançado em 31/10/23, é uma versão acústica de uma música da banda de Gothic/Doom Metal, Tristania. Amanda Muniz oferece uma performance extremamente versátil, realizando vocal lírico, guturais, voz plena e corais. O resultado é uma atmosfera densa e reflexiva, convidando os ouvintes a explorar a temática do apocalipse.
Wormwood, conforme narrado no livro do Apocalipse bíblico, é a estrela que cairá dos céus
envenenando as águas no dia do juízo final.

Matinta

O nome do projeto, Matinta, é uma homenagem a uma entidade da cultura brasileira que assombra os moradores da Amazônia durante as noites. Transformando-se em um pássaro com um canto assustador, a Matinta exige uma oferenda como proteção. Assim como a Matinta amazônica, o projeto Matinta busca encantar o mundo com seu canto peculiar, reimaginando músicas com uma sonoridade gótica e elementos brasileiros.
O projeto é um convite para um mergulho nas profundezas da música e da cultura, uma jornada onde o gótico e o tropical se entrelaçam de forma surpreendente. Este projeto inovador é um testemunho da diversidade musical brasileira e sua capacidade de se reinventar.

Instagram: Amanda Muniz | Matinta (@matintaofficial)

Autor

  • Formado em Direito pela Puc-Campinas, pós-graduado em Jornalismo. Criador e administrador do perfil @lets.gorock no Instagram. Sempre fui apaixonado pelo Rock. Escrever sobre música é minha forma de compartilhar a energia e a emoção que o rock me proporciona, enquanto mergulho nas histórias fascinantes por trás das músicas e dos artistas que moldaram esse universo. Junte-se a mim nessa jornada onde cada riff é uma história e cada batida é uma experiência inesquecível.

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Follow by Email
Instagram
Tiktok
Facebook
YouTube
Copy link
URL has been copied successfully!